EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

domingo, 3 de outubro de 2010

CULMINÂNCIA "PROJETO ELEIÇÃO CIDADÃ"

















Aconteceram nos dias 27 e 28/09/10 na nossa escola a culminância do Projeto Eleição Cidadã, proposta idealizada pela professora (DHC/HISTÓRIA) Tatiane do Vale, e que contou com o apoio dos Professores,coordenação pedagógica e Gestores.
Seguindo o cronograma no 27/09 ocorreram as apresentações dos discursos. A atividade foi dividida em equipes por turmas, ficando assim distribuídas através de sorteio :
Plínio de Arruda (PSOL) – Turmas: 6ª “D”.2º “C” E 7ª “D”
Professores responsáveis: Prof Edmundo, Rejane, Mª Docarmo
Marina Silva ( Partido Verde) : Turmas: 3º Ano “A”,1º “D” e Travessia
Professores responsáveis: Angela, Regia, Francineide
José Serra – (Partido PSDB) : Turmas: 8ª “D” ,5ª “D” e 2º “D”
Professores responsáveis: Nara, Tomazia,Lúcia
Dilma Rousseff : Turmas: 5ª “C”,8ª “C” E 1º “C”
Professores responsáveis: Edna, Francilma, Verleide
Cada equipe pesquisou sobre a vida e a proposta de governo que seu grupo ficou responsável, sendo dramatizada através de discurso no pátio da escola para toda comunidade escolar. Os estudantes deram um show de criatividade, democracia e de cidadania ao apresentar as propostas dos candidatos. Foi criado também, slogan, santinhos, painéis com propagandas...
Antes das apresentações aconteceu momento de reflexão através de textos reflexivos como: O analfabeto político- Bertolt Brecht, Vote bem – Os dez nãos, poesias, pensamentos sobre democracia. E para fechar os trabalhos no dia 28 foi realizada a eleição simulada em que os alunos utilizaram cédulas e urnas cedidas pela justiça eleitoral. A sala para realização da votação foi organizada nos moldes de uma seção eleitoral. Em fila, os estudantes aguardavam ansiosos pela hora da votação. Os mesários organizaram a entrada dos eleitores, conferiam a sua presença e liberavam as cabines para a votação. A eleição simulada foi o ponto alto do projeto que teve como intuito incentivar a cidadania e trabalhar as questões sociais que envolvem as eleições despertando assim, a consciência dos alunos para a importância do voto e exercício da cidadania.
O resultado da eleição simulada apresentou o seguinte resultado:
1º lugar Dilma Rousseff, 2º lugar Marina Silva, 3º lugar José Serra e 4º lugar Plínio de Arruda.
Confira as fotos no
orkut da escola.
"Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado."
(Albert Einstein
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário