EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

domingo, 19 de dezembro de 2010

A aluna da Escola Dr Pacífico da Luz, juntamente com Elmar Herculino, abrilhanta cantando na noite do lançamento do livro “O mistério da casa azul 666” do aluno-escritor 3º Ano t"B" Joamerson Carvalho. Aprecie assistindo ao vídeo.

LANÇAMENTO DO LIVRO "O MISTÉRIO DA CASA AZUL 666" - JOAMERSON CARVALHO




























































A noite do 08/12, quarta- feira foi bastante especial para todos que fazem a Escola Dr Pacifico da Luz. Aconteceu neste dia uma noite de autógrafos para o lançamento do livro “O mistério da casa azul 666” escrito pelo aluno do 3º Ano Joamerson Carvalho Macedo. O evento contou com a participação de Elmar Herculino (voz e violão),Profª Tânia com sua bela voz, a gestora da Escola Profª Maria Helena Alves da Silva; a Gestora adjunta Profª Mª do Socorro Barros (mestre de Cerimônia),Educadora de Apoio – Audenice Cavalcanti,Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE_Petrolina) Uberdan Alves; O Diretor da Editora Alternativa Versus e Anversus – Marcones da Costa; A Escritora Sida Pinheiro; A escritora Zazy, Professores,alunos e comunidade.
Uberdan Alves, Escritora Sida Pinheiro e a escritora Zazy deixaram sua mensagem parabenizando o jovem escritor, como também, incentivando e mostrando aos demais a importância da leitura na vida de cada um.
A professora Terezinha de Lisieux falou um pouco da vida e a obra de Joamerson Carvalho. Confira :
Joamerson Carvalho Macedo é natural de Ouricuri - PE, filho de Geraldo de Sousa Carvalho e Suely Novaes Macedo Carvalho. Ainda na infância, foi morar em São Paulo, onde iniciou sua vida estudantil e cursou até o 1º ano do ensino médio. Hoje, é aluno do 3º ano da Escola Pacífico da Luz.
Desde a infância Joamerson demonstrou interesse pelos livros, pela leitura. Começou a escrever os primeiros rabiscos aos 14 anos, vieram os poemas e hoje lança o 1º livro.
A inspiração para escrever baseia-se no Simbolismo e ultra - romantismo.
Como escritor, Joamerson prefere temas que envolvem mistérios, integração cósmica, conflitos, sonhos, fantasias e desejos.
O livro O mistério da casa azul 666 é baseado em fatos reais, mesclando o imaginário. Conta a história vivida, por Lilith e Hegel. Uma história cheia de conflitos, suspenses e mistérios. Na história os traços de Lilith a relação com Hegel, os mistérios da sua casa confirmam a criatividade o talento e o gosto literário do autor.
Tudo isto desperta no leitor a curiosidade e o desejo de conhecer a história.
Sinta-se convidado a mergulhar nas páginas de O mistério da casa azul 666.
Parabéns Joamerson, “A semente está lançada”, temos certeza de que muitos outros virão.
E para encerrar o momento de cultura e talento lunático foi convidado o dono da noite o Jovem Joamerson Carvalho de Macedo que expressou agradecimentos e emoção pela realização da publicação do livro “O mistério da casa azul 666 "..
Mais registro fotográfico no orkut da escola.
Boa sorte Joamerson !!! Sucesso !!!!!

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
Elleanor Roosevelt

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PROJETO DESBRAVANDO O SERTÃO E O RIO SÃO FRANCISCO






























Com o intuito de valorizar o Sertão Nordestino e o rio São Francisco foi realizado no dia 07/12 a exposição feita pelos alunos da Escola Dr. Pacifico Rodrigues da Luz com a temática: Desbravando o Sertão e o Rio São Francisco. Esse projeto é uma parceria entre os alunos do Curso de História da UPE e alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do turno noturno, contando com o apoio do Profº João Carlos e da Equipe Gestora.
As apresentações começaram com a interessante palestra organizada pelos alunos do 3º ano e ministrada pelo Sgt◦. Josenildo que destacou o bioma caatinga: fauna, flora, sua importância, seus problemas e soluções.
Logo após a palestra sobre a caatinga houve a apresentação geral do projeto feita pelos Alunos da UPE .
Em seguida alunos do 2º ano apresentaram um jogral falando sobre o rio São Francisco onde destacam suas belezas e sua importância para as cidades banhadas por ele.
A dança e a musica tipicamente nordestina não podiam ficar de fora e foi por isso que os alunos trouxeram o autentico forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga para o palco, num momento de descontração e valorização da nossa cultura.
Ainda no ritmo de Gonzagão foi feita uma homenagem ao rei do baião através dos alunos e da professora Tânia que cantaram a saga da ASA BRANCA.
Houve também espaço para a poesia valorizando o sertão com foi o caso da poesia do jovem aluno do 3º ano Joamerson:

Minhas lágrimas se tornam rio
Águas que são lágrimas de amor
Água que chora em seu horizonte
Água incomensurável
Água de puro encanto e beleza
Água que mergulha no âmago de um coração
Água que desliza por baixo da ponte sorrateira
Vivo a pensar neste encanto que se esconde em suas profundezas
Minhas lágrimas ali habitam
Como a prova de um amor
Acredito que existam as lágrimas de todos os que sabem amar
Que ali se encontram para chorar
Meu grande amor é o rio São Francisco
Lindo, de beleza indescritível
Seus lindos olhos brilham na noite
Para que eu possa contemplar o nosso amor
Onde eu possa mergulhar na nossa dor
Só de pensar em perdê-lo
Você para mim é a única salvação
Você em mim habita no meu coração
Às vezes fico a pensar que posso te ouvir
Às vezes sinto que posso te sentir
Posso sentir o beijo dos teus lábios molhados
Então bebo uma dose desta doce decadência
Querendo você dentro de mim
Para me completar
Pois minhas lágrimas se tornam rio
O rio São Francisco

Por fim houve um pequeno texto sobre o sertão onde nele refletirmos sobre o que estamos fazendo com a nossa região e o nosso rio.
Os alunos fizeram uma casa sertaneja retratando a simplicidade e beleza do homem do sertão. Fizeram ainda uma linda e perfeita maquete da ponte presidente Dutra e das orlas de Petrolina - PE e Juazeiro – BA.
Não podemos deixar de ressaltar o empenho dos alunos que se dedicaram na realização desse projeto.


PARABÉNS ALUNOS PELA BRILHANTE PARTICIPAÇÃO !!!!!
Confira outras fotos no orkut da escola.

domingo, 12 de dezembro de 2010

VISITA DA TURMA DO FOM-FOM

























No dia 25/11/2010 a Escola Dr Parcifico da Luz,no turno da tarde, recebeu a “ a turma do Fom-Fom (os arte-educadores do Detran) . O DETRAN-PE re-ativou o projeto de educação para o trânsito, com a utilização de palhaço em uma atividade animadora, buscando ensinar aos alunos algumas regras básicas do trânsito com reflexão acerca de temas como limite de velocidade, uso da faixa de pedestre, bebida, uso da cadeirinha no transporte de crianças, cinto de segurança e celular, como também, torná-los multiplicadores juntamente aos seus pais e amigos. Foi uma tarde de orientação com descontração,pois utilizaram a arte para educar.
Os estudantes acharam os mesmos, lindos, alegres, vistosos, comunicativos e mais uma série de adjetivos qualificativos e demonstrativos para designar estas criaturas que são tão importantes quando o assunto é TRÂNSITO.

Parabéns, linda e alegre Turma do Fom-Fom!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PROGRAMA DETRAN NA ESCOLA - CONFRATERNIZAÇÃO

































O Governo do Estado através da Secretaria de Educação com parceria como o Detran-PE implantou nas escolas do estado o Programa DETRAN na Escola e a nossa foi uma das escolas a ser contemplada. O programa teve início no segundo semestre de 2010. As professoras Edinair Mauricio e Francineide Cavalcanti receberam capacitação no curso de Formação de instrutor de Trânsito Teórico-Técnico. As mesmas ministraram com dedicação e entusiasmo as atividades propostas, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, em que receberam formação teórico-técnica necessária para a 1ª habilitação, como atividade extracurricular.

O objetivo do Programa é que a formação para o trânsito seja iniciada mais cedo para esses jovens e que eles tenham acesso à obtenção da CNH a um custo menor.

No dia 23 de outubro de 2010 aconteceu a confraternização e o encerramento do curso. Participaram desse momento Geórgia Técnica da GRE e coordenadora do curso, as representantes do DETRAN e Governo do Estado, a Gestora da Escola Professora Helena, Educadora de Apoio profª Audenice, as professoras instrutoras e alunos. Os estudantes foram homenageados pelos presentes, foi também, exibido vídeo mostrando a o registro da trajetória dos discentes durante o curso.

Os concluintes receberão certificado emitido pela escola, autenticado no Detran, poderá abrir seu processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Fará apenas as aulas práticas, a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, uma vez que já freqüentou as aulas do curso teórico-técnico, no ensino médio, conforme à resolução nº 265/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mais fotos no orkut . Confira.

PARABÉNS ESTUDANTES E MUITO SUCESSO !!!!!


"Se não houverem frutos, valeu a beleza das flores, se não houverem flores, valeu a sombra das folhas, se não houverem folhas, valeu a intenção da semente." (Henfil)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO SÓCIO CULTURAL FÊNIX







































No último dia 20 de novembro (sábado), foi vivenciado a 1ª Etapa do Projeto Sócio Cultural Fênix na nossa escola. O projeto é uma iniciativa de dois amigos Edson Gama e Edwin Pimenta, jovens dinâmicos que fazem um trabalho voluntário com objetivo de dar apoio aos estudantes das escolas públicas da nossa cidade. O Projeto com o tema “Resgatando Valores Humanos contou com a participação dos alunos e com o apoio dos professores e Equipe Gestora. O evento ocorreu em forma de Gincana Cultural.
As equipes foram divididas e identificadas por cores, sendo amarela representando (FÉ), vermelho (AMOR), verde (ESPERANÇA) e Branca(PAZ). Durante as atividades foram realizadas diversas provas com a participação efetiva de todas as turmas. As equipes receberam várias tarefas desenvolvidas durante a Gincana Cultural, sem tempo para elaboração prévia. A prova de antecedência foi de solidariedade, os alimentos arrecadados foram doados a instituição Lar Feliz(atendimento ao menor). Em que estiveram presentes os representantes da mesma.
Algumas das tarefas e critérios da gincana:
 Criar um nome e um grito de guerra para sua equipe;
 Manter a escola limpa;
 Organização: disciplina, espírito esportivo, animação e criatividade;
 Montar uma apresentação teatro (Consciência Negra);
 Paródia com coreografia sobre o tema de cada equipe...
E como prova relâmpago, destacou-se a tarefa em que as equipes deveriam conseguir o maior numero de ovo de galinha em 10 minutos .
Como parte da organização foi criada uma comissão julgadora que contou com a participação dos professores. Notou-se um entusiasmo de todos que foi de suma importância, para a consolidação dessa experiência lúdica a partir da motivação dos alunos que abraçaram a idéia, construíram uma identificação e uma afinidade ímpar que seguramente contribuirá para o crescimento dos mesmos que foram os atores principais do evento.
Consideramos uma experiência válida, e foi surpreendente ver os estudantes batalhando pela sua equipe com disciplina e cordialidade, sem ocorrência de atritos entre os participantes e entre as equipes.
Por fim, destacou-se a vencedora da 1ª etapa a Equipe Amarela . Entretanto, os grandes vencedores são todos que participaram com alegria e dedicação.
Aprecie no orkut outras fotos.

Parabéns aos coordenadores Edson Gama e Edwin Pimenta pela iniciativa e ousadia, todos estão ansiosos pela segunda edição. Esperamos sempre mais…

"Não se pode falar de educação sem amor. " (Paulo Freire)

PROJETO CONSCIENCIA NEGRA
























































DANÇAS ,CONCURSO DA BELEZA NEGRA,CAPOEIRA ,POESIA,TEATRO MÚSICA...


APRECIE !

" Todo brasileiro,mesmo o alvo,de cabelo louro,traz na alma,quando não no corpo,a sombra,ou pelo menos a pinta,do indígina ou do negro..."
Gilberto Freire,Casa Grande e Senzala