EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PROJETO DESBRAVANDO O SERTÃO E O RIO SÃO FRANCISCO






























Com o intuito de valorizar o Sertão Nordestino e o rio São Francisco foi realizado no dia 07/12 a exposição feita pelos alunos da Escola Dr. Pacifico Rodrigues da Luz com a temática: Desbravando o Sertão e o Rio São Francisco. Esse projeto é uma parceria entre os alunos do Curso de História da UPE e alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do turno noturno, contando com o apoio do Profº João Carlos e da Equipe Gestora.
As apresentações começaram com a interessante palestra organizada pelos alunos do 3º ano e ministrada pelo Sgt◦. Josenildo que destacou o bioma caatinga: fauna, flora, sua importância, seus problemas e soluções.
Logo após a palestra sobre a caatinga houve a apresentação geral do projeto feita pelos Alunos da UPE .
Em seguida alunos do 2º ano apresentaram um jogral falando sobre o rio São Francisco onde destacam suas belezas e sua importância para as cidades banhadas por ele.
A dança e a musica tipicamente nordestina não podiam ficar de fora e foi por isso que os alunos trouxeram o autentico forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga para o palco, num momento de descontração e valorização da nossa cultura.
Ainda no ritmo de Gonzagão foi feita uma homenagem ao rei do baião através dos alunos e da professora Tânia que cantaram a saga da ASA BRANCA.
Houve também espaço para a poesia valorizando o sertão com foi o caso da poesia do jovem aluno do 3º ano Joamerson:

Minhas lágrimas se tornam rio
Águas que são lágrimas de amor
Água que chora em seu horizonte
Água incomensurável
Água de puro encanto e beleza
Água que mergulha no âmago de um coração
Água que desliza por baixo da ponte sorrateira
Vivo a pensar neste encanto que se esconde em suas profundezas
Minhas lágrimas ali habitam
Como a prova de um amor
Acredito que existam as lágrimas de todos os que sabem amar
Que ali se encontram para chorar
Meu grande amor é o rio São Francisco
Lindo, de beleza indescritível
Seus lindos olhos brilham na noite
Para que eu possa contemplar o nosso amor
Onde eu possa mergulhar na nossa dor
Só de pensar em perdê-lo
Você para mim é a única salvação
Você em mim habita no meu coração
Às vezes fico a pensar que posso te ouvir
Às vezes sinto que posso te sentir
Posso sentir o beijo dos teus lábios molhados
Então bebo uma dose desta doce decadência
Querendo você dentro de mim
Para me completar
Pois minhas lágrimas se tornam rio
O rio São Francisco

Por fim houve um pequeno texto sobre o sertão onde nele refletirmos sobre o que estamos fazendo com a nossa região e o nosso rio.
Os alunos fizeram uma casa sertaneja retratando a simplicidade e beleza do homem do sertão. Fizeram ainda uma linda e perfeita maquete da ponte presidente Dutra e das orlas de Petrolina - PE e Juazeiro – BA.
Não podemos deixar de ressaltar o empenho dos alunos que se dedicaram na realização desse projeto.


PARABÉNS ALUNOS PELA BRILHANTE PARTICIPAÇÃO !!!!!
Confira outras fotos no orkut da escola.

Um comentário: