EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

domingo, 26 de setembro de 2010

CONCLUSÃO DO TRAVESSIA 2010




















O dia 25 de setembro de 2010 vai ficar na lembrança dos alunos do TRAVESSIA da nossa Escola. Os mesmos receberam o certificado de conclusão do Ensino Médio. Foi uma tarde agradável de confraternização. O evento aconteceu no Clube Espaço Livre, contou com a presença da equipe gestora da escola, dos professores das turmas (Cionara Mariane, Márcia dos Anjos,Natália Silva e Socorro Patriota) e dos familiares. A festa foi animada pelo um grupo musical, e todos degustaram feijoada e um delicioso bolo. A felicidade estava estampada nos rosto de cada um, e nos discursos a alegria da conquista e a certeza de ter que continuar e que outras vitórias virão. Como disse o aluno Mário: _ “foi demais”. Confira as demais fotos no orkut da escola.

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza vocês são merecedores desse sucesso. Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais.
Parabéns pela Conquista!

TEATRO NA ESCOLA


















No dia, 23/09/2010 às 20h00min, entraram em cena os alunos do Programa TRAVESSIA do Ensino Médio da nossa escola. Eles encenaram a peça teatral “Precisa de um desempregado”.(confira mais fotos no orkut).Revelando assim, através da arte, os talentos da nossa escola, como também, promovendo, por meio das artes cênicas, a formação cultural, filosófica e social dos nossos estudantes. Foram orientados pelas docentes das turmas:Cionara Mariane, Marcia dos Anjos,Natália Silva e Socorro Patriota.
Estiveram na platéia para prestigiar a apresentação os discentes do turno noturno.
PARABÉNS AOS ATORES DO TRAVESSIA PELA BRILHANTE APRESENTAÇÃO.

sábado, 25 de setembro de 2010

QUEM FAZ A ESCOLA PACÍFICO ACONTECER
















ESCOLA DR PACÍFICO DA LUZ

DESEMPENHANDO EM EQUIPE UM TRABALHO COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE


EQUIPE GESTORA
Maria Helena Alves da Silva
Maria do Socorro Rodrigues Ramos Barrros
Joana de Souza Nogueira de Barrros

TÉCNICAS

Regina Maria Alves de Santana
Yêda Soares de Souza


COODENADORAS PEDAGÓGICA

Audenice Coelho Cavalcanti
Edna Lúcia Bezerra Borges
Patricia Lopes Siqueira

COORDENADORAS DE BIBLIOTECA
Diana Maria Andrade Freitas Silva
Maria Gorete Alves Silva Santos
Valda Luiza Silva dos Santos

PSICOLOGA:
Zélia Suely L. da Silva

PSICOPEDAGOGA

Maria do Amparo Gomes Cabral

SECRETARIA (TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS)

Doralice Maria de Sena
Lúcia Inês de Sá Araújo
Maria Bernadete da Silva
Maria de Fátima Araújo Coelho
Maurício de Souza Ferreira
Milton Albuquerque Cavalcante Júnior


AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Antônia Miriam Teles Torres
Cristiniano Fernandes de Amorim
Evani dos Santos Batista
Maria Alaíde Gomes de Carvalho
Maria do Socorro Rocha da Silva
Maria Helena Rodrigues da Silva
Maria Hilda dos santos Freire
Maria Lúcia dos Santos Silva


LIBER
Auricélia Barbosa da Silva Oliveira
Fabiana Ferreira de Barros
Josemário Menezes da Silva

ADLIM
Francisleide Maria de Barros
Thais Nayara Gomes de Lima


NOSSOS MESTRES

PORTUGUÊS / INGLÊS
Adelaide Leite da Silva
Aderlinda Rosa Cavalcanti
Ana PaulaSantos Oliveira
Maria de Fátima Amorim Gomes
Maria do Carmo Barbosa Almeida
Maria Verleide Lima Miranda
Maria Francineide C. Angelim
Marília Pereira Azevedo (extensão)
Rejane Ribeiro Lima
Terezinha de Lisiex Souza Santos


MATEMÁTICA / CIÊNCIAS
Anselmo dos Santos Almeida
Edna Maria Alexandre Barbosa
Francilma Pinheiro Silva
Nara Roberta Pereira dos Anjos
Nilmara Mércia de Souza Sá (extensão)
Terezinha de Souza Nogueira de Barros


HISTÓRIA / GEOGRAFIA
Adilma dos Santos Xavier
Eneide Damasceno Souza
Elza Maria Amorim (extensão)
João Carlos de Souza
Lúcia Silva Santos Costa
Robson Duarte Barreto
Tatiane do Vale Silva
Washington Souza Rodrigues

BIOLOGIA
Edinair de Souza Mauricio
Elis Renata da Silva Patrício
Tânia Maria Barbosa Araújo

FISICA / QUIMICA

Angela Souza da Conceição
Poliana Goes das C. Silva
Vilson da Silva

FILOSOFIA
Petronio Santos Cavalcante

ARTES

Gícia Maria Freire Amorim
Lívia Clea de Souza

EDUCAÇÃO E FÍSICA
Diogo Azevedo Sá Durando
João Gabriel Eugenio Araújo
Jussane de Araújo Coelho


PROFESSORES PROJETO TRAVESSIA
Cianara Mariane Costa Maia
Claudia Costa Rocha
Iris Concilia de Souza Costa
Leydjane Marques da Silva
Luciana de Sá Ribeiro
Lucy Mery de Andrade Siqueira
Márcia dos Anjos Barros e Silva
Maria Betânia Alves da Costa
Natália Silva Barbosa
Nora Neide Pinheiro Silva
Régia Maria de Sá
PROFESSORES READAPTADOS
Ana Lúcia Costa Gomes
João Pontes Neto
Lúcia Helena de França Tozze Barros
Valdete Carvalho Gomes
APOIO PEDAGÓGICO
Francisca Givonete Cordeiro Lima Silva (extensão)
Generosa Alves Januário e Silva
Maria de Fátima Siqueira Gomes
Zélia Amorim Gomes Coelho


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROJETO ELEIÇÃO CIDADÃ


















A Escola tem como meta formar sujeito inteirado com as mudanças sociais, críticos, participativos, portanto, cabe a mesma trabalhar de forma contextualizada onde abordem os fatos e acontecimentos sociais. No próximo dia 03 de outubro do corrente ano, o nosso o país passará por mais um modelo de democracia com a escolha dos governantes para presidente, senadores, governadores, e deputados estaduais e federais. Trazendo esse enfoque para a sala de aula de maneira interdisciplinar a Nossa Escola está vivenciando o “Projeto Eleição Cidadã”. Na certeza de que os nossos Estudantes precisam conhecer como acontece o processo eleitoral, cargos e partidos políticos, siglas, filiação, proposta de governo, a importância do voto consciente... A culminância do projeto se dará de forma dinâmica e significativa. Confira abaixo:

PROJETO ELEIÇÃO CIDADÃ

OBJETIVOS:
• Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso para que possamos viver num país e num estado melhor;
• Incentivar o aluno a participar da política;
• Conhecer o significado do voto consciente;
• Pesquisar o funcionamento dos três poderes em nível federal, estadual e municipal;
• Conhecer as propostas de governo dos candidatos a governo a presidente da república;
• Respeitar as opiniões do outro;
• Estimular o exercício da cidadania


CONTEÚDO: Eleição

METODOLOGIA:

• Fazer listas dos principais problemas existentes no país e no estado;
• Leitura e discussão de textos sobre eleição de textos sobre eleição e voto consciente;
• Incentivar os alunos a assistirem horário político e anotar propostas dos candidatos;
• Aula expositiva sobre funcionamento dos 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário;
• Reunir representantes de sala de aula para organizar Eleições Simuladas;
• Escolha dos candidatos;
• Organizar composição de mesa;
• Confecção de urna;
• Orientar preenchimento de cédulas;
• Promover momentos para supostos candidatos explanarem suas propostas;
• Votação;
• Executar contagem de votos e criar gráficos;
• Organizar cerimônia de posse com faixas para presidente e governador
RECURSOS: Som, microfone, lápis, papel madeira, cartolinas, jornais, revistas,textos


DISCIPLINAS: Português, DHC, História, Arte, Geografia, História, Filosofia, Matemática

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Tatiane, Lúcia, Robson, Washington, Eneide

CRONOGRAMA:

22 e 23/09/10 – Trabalhar textos em sala de aula sobre eleições
24/09 –Escolha dos candidatos
27/09 – Discursos políticos do Presidente e Governador
28/09 – Eleição simulada na Escola

REFLITA !!!!!!

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais
e multinacionais.
Bertolt Brecht


terça-feira, 21 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO DE PETROLINA-PE






















A nossa Escola,marcou presença hoje (21/09/2010) no desfile em comemoração ao aniversário dos 115 anos de PETROLINA.
O desfile deste ano, além de homenagear a banda Philarmônica 21 de setembro pelo centenário, também relembrou os bailes municipais e a história dos Pocket Shows.


DICAS PARA TORNAR MAIS PRODUTIVO O SEU ESTUDO








- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.

- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.

- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.

- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.

- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas.

- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.

- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.

- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.

- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.

- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.

Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)

NORMAS INTERNAS DA ESCOLA DR PACIFICO DA LUZ



“SOMOS O QUE FAZEMOS, MAS SOMOS PRINCIPALMENTE O QUE FAZEMOS PARA MUDAR O QUE SOMOS.” (Eduardo Galeano)

INFORMATIVO AOS PAIS E ALUNOS


Normas Interna da Escola Dr Pacífico da Luz que foram discutidas e elaboradas pelos Educadores e Equipe Gestora na reunião realizada no dia 15/07/10, com o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem em busca de uma educação de qualidade.

1- Horários das aulas:
Manhã: 7:30 às 12 hrs Tarde: 13:40 às 18 hrs Noite: 18:40 às 22 hrs
Intervalo:10 às 10:20 hrs Intervalo: 16:10 às 16:20 --------
OBS: Esses horários poderão ser reduzidos de acordo com a necessidade de escola
.
2- O portão no turno da manhã será fechado as 7:50,à tarde 14:00 e noite 19:20.Será aberto novamente somente para segunda aula.Exceção – turno da noite.
3- Vestuário – o uso da farda é muito importante, pois ele identifica o aluno, se o aluno não tiver sua farda completa venha com blusa branca, calça jeans. Qualquer eventualidade procurar a direção da escola.
OBS: Os professores e funcionários têm autonomia de para proibir a permanência do aluno sem farda no recinto escolar.
4- Os alunos deverão permanecer em sala de aula ou em sua proximidade durante a troca de professores.
5- Após o professor entrar na sala de aula, não deverá aceitar os alunos que ficarem no pátio, corredores ou em qualquer ambiente da escola. Sem justa causa. Esses alunos serão encaminhados a coordenação ou a gestão para providências cabíveis.
6- Os trabalhos extraclasses terão datas e critérios estipulados por cada professor individualmente.
7- O aluno deverá evitar sair de sala para passeios e para resolver assuntos particulares sem autorização do professor, como também receber colegas para bate-papo.
8- Em cada unidade, será marcada com antecedência, a semana de avaliações, em que haverá calendário com dia para cada disciplina. As avaliações acontecerão nas duas últimas aulas. O aluno só poderá entregar a prova após 50 minutos, ou seja, tempo mínimo.
9- Na avaliação paralela, deverá ter atividades extras para os alunos que não irão fazer, para que os mesmos não fiquem passeando nos corredores.
10- Cada professor avaliará continuamente o aluno através dos conteúdos atitudinais, em cada unidade, avaliando: participação, assiduidade, pontualidade, compromisso, respeito com todos etc
11 - Problemas ocorridos (casos graves) no ambiente escolar serão registrados no livro de ocorrência, sendo obedecida a seguinte penalidade: após três registros de ocorrência, será feito o relatório e encaminhado para a Promotoria pública.
12- O celular, no recinto escolar deverá ficar no silencioso ou desligado. Em caso necessário, deverá sair da sala de aula para atender, com autorização do professor. Evitando demorar.
OBS: É proibido o uso de fone ouvido, ou ligar rádios ou qualquer aparelho de som no horário da aula, a não ser quando solicitado. Em dias de avaliações, os celulares deverão ser desligados.
13- Comunicar aos professores, coodernação ou gestores, em tempo hábil, qualquer problema ( doença,viagem,etc) que impeça de freqüentar as aulas.Neste caso deverá apresentar justificativas cabíveis.
14-Evitar o namoro no ambiente escolar; como também, o uso do boné dentro da sala no horário da aula.
15- O uso do banheiro e bebedouro pelo aluno deverá ser antes do início da aula, na hora do intervalo.
OBS:
 O que tiver problema urinário deverá procurar os gestores para justificativa.
 Sugestão (água) - Trazer garrafinha com água.
16-É dever do aluno zelar pela limpeza e conservação das dependências da escola,evitando riscar portas,janelas,paredes,carteiras,sentar nos braços das carteiras,etc. Em descumprimento da norma o aluno,será penalizado indenizando o prejuízo, através de conserto ou reposição aos danos que causar
17- Evitar comer, mascar chicletes ou chupar balas durantes as aulas.
18- É dever de todos respeitar colegas, professores gestores e demais funcionários,tratando-os com cordialidade.


Devemos somar ações que resultam em melhor qualidade de nossa escola.
Contamos com a colaboração de todos
.

Petrolina, 2010

A NOSSA ESCOLA









A NOSSA ESCOLA quer com você descobrir, recriar, desvelar, revelar, reinventar, engendrar a arte e a beleza de aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Aprender a ser é a mais difícil tarefa educativa.
Como escola, ousamos ser não como caminho novo, mas como um jeito novo de caminhar, como um processo, cujo principal protagonista seja a pessoa da criança e do jovem.
" O ser humano não é nada mais do que a educação fez dele " ( Kant)

Queremos com você a construção da totalidade humana da apaixonante e desafiadora tarefa de acessar o saber, o conhecimento, os anseios e desejos, gerando as experiências de aprendizagem, de sonhos possíveis, de utopias realizáveis, de criatividade, da investigação e cultura, de beleza, da arte, e de valores.
Ser no mundo para transformar, para que nossa esperança, viva !
Nosso ato educativo, pedagógico, nosso ato de amor, seja o de potencializar, o exercício da cidadania, da fraternidade, da justiça, da alegria e prazer de aprender, da curiosidade, da investigação, da imaginação criadora, do gosto de saber e de ensinar, de investigar os diferentes modos, maneiras de refletir e agir, acordando no cotidiano os desafios pela reinvenção da educação e da vida.
Aprende-se a ser, aprendendo-se a conhecer e a pensar, e fazer e a conviver.

"
Não ouviste falar do homem que cavava a terra à procura de raízes e descobriu um tesouro ? " ( Gilbran )

Essa arte que juntos queremos aprender na educação.
Cavar, ir até as raízes, em busca da verdade, da finitude, da descoberta de tesouros, da transcendência.
Mergulhar na arte de ser, na totalidade humana, totalidade essa, que proporciona, "a existência que precede a essência".
O SER que está sempre por se fazer, por se reinventar, no risco e na liberdade.
É essa paixão, esse respeito pelo humano, que nós, família-escola, buscamos cultivar, porque nos remete a aprender sempre de novo, pois é na cultura que o se humano deve afirmar-se e definir-se como ser.

" Ide, pois, aos vossos campos e pomares e, lá, aprendeis que o prazer da abelha é de sugar o mel da flor, mas que o prazer da flor é de entregar o mel a abelha. Pois, pra a abelha, uma flor é uma fonte de vida, e para flor, uma abelha é uma mensageira do amor. E para ambas, a abelha e a flor, dar e receber o prazer é uma necessidade e um êxtase ". ( Gilbran )

Vídeo:Ciclo da Violência & Educação



REFLITA !!!!

"Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.
Mahatma Gandhi"

“Quando houver desacertos nas suas relações, faça do diálogo uma ponte para transpor os caminhos. Entenda que ceder não é fraquejar; e agredir não é fortalecer-se .A tolerância mútua é o principio que norteia a boa convivência. (Inácio Dantas)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VÍDEO PAIS MAUS - CONFIRA A MENSAGEM DE REFLEXÃO DA REUNIÃO



PENSE NISSO:

Regras e disciplina são duas palavras que muitos pais estão deixando de usar hoje em dia.
Provavelmente esses pais esquecem que essas palavras fazem parte de uma boa educação que pode ser dada a um filho.
E educar não é só papel da escola, aliás as escolas devem funcionar como um complemento à educação dos pais e não como substituta. É papel da escola ENSINAR e dos pais, EDUCAR.

O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA, PAIS, PROFESSORES E ALUNOS É A RAZÃO DO NOSSO SUCESSO









"Ensina a criança no caminho em que deve andar,e ainda quando for velho,não se desviará dele."

(Proverbios 22,6)



REUNIÃO COM OS PAIS

Aconteceu segunda-feira dia 13/09/2010,reunião de Pais e Mestres.Com o objetivo de avaliar o processo-ensino-aprendizagem do 1º semestre.Como também,informar aos pais a situação escolar do seu filho.A reunião contou com apresença de pais,professores,gestores e coordenadoras.