EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A NOSSA ESCOLA









A NOSSA ESCOLA quer com você descobrir, recriar, desvelar, revelar, reinventar, engendrar a arte e a beleza de aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Aprender a ser é a mais difícil tarefa educativa.
Como escola, ousamos ser não como caminho novo, mas como um jeito novo de caminhar, como um processo, cujo principal protagonista seja a pessoa da criança e do jovem.
" O ser humano não é nada mais do que a educação fez dele " ( Kant)

Queremos com você a construção da totalidade humana da apaixonante e desafiadora tarefa de acessar o saber, o conhecimento, os anseios e desejos, gerando as experiências de aprendizagem, de sonhos possíveis, de utopias realizáveis, de criatividade, da investigação e cultura, de beleza, da arte, e de valores.
Ser no mundo para transformar, para que nossa esperança, viva !
Nosso ato educativo, pedagógico, nosso ato de amor, seja o de potencializar, o exercício da cidadania, da fraternidade, da justiça, da alegria e prazer de aprender, da curiosidade, da investigação, da imaginação criadora, do gosto de saber e de ensinar, de investigar os diferentes modos, maneiras de refletir e agir, acordando no cotidiano os desafios pela reinvenção da educação e da vida.
Aprende-se a ser, aprendendo-se a conhecer e a pensar, e fazer e a conviver.

"
Não ouviste falar do homem que cavava a terra à procura de raízes e descobriu um tesouro ? " ( Gilbran )

Essa arte que juntos queremos aprender na educação.
Cavar, ir até as raízes, em busca da verdade, da finitude, da descoberta de tesouros, da transcendência.
Mergulhar na arte de ser, na totalidade humana, totalidade essa, que proporciona, "a existência que precede a essência".
O SER que está sempre por se fazer, por se reinventar, no risco e na liberdade.
É essa paixão, esse respeito pelo humano, que nós, família-escola, buscamos cultivar, porque nos remete a aprender sempre de novo, pois é na cultura que o se humano deve afirmar-se e definir-se como ser.

" Ide, pois, aos vossos campos e pomares e, lá, aprendeis que o prazer da abelha é de sugar o mel da flor, mas que o prazer da flor é de entregar o mel a abelha. Pois, pra a abelha, uma flor é uma fonte de vida, e para flor, uma abelha é uma mensageira do amor. E para ambas, a abelha e a flor, dar e receber o prazer é uma necessidade e um êxtase ". ( Gilbran )

Nenhum comentário:

Postar um comentário