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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROJETO ELEIÇÃO CIDADÃ


















A Escola tem como meta formar sujeito inteirado com as mudanças sociais, críticos, participativos, portanto, cabe a mesma trabalhar de forma contextualizada onde abordem os fatos e acontecimentos sociais. No próximo dia 03 de outubro do corrente ano, o nosso o país passará por mais um modelo de democracia com a escolha dos governantes para presidente, senadores, governadores, e deputados estaduais e federais. Trazendo esse enfoque para a sala de aula de maneira interdisciplinar a Nossa Escola está vivenciando o “Projeto Eleição Cidadã”. Na certeza de que os nossos Estudantes precisam conhecer como acontece o processo eleitoral, cargos e partidos políticos, siglas, filiação, proposta de governo, a importância do voto consciente... A culminância do projeto se dará de forma dinâmica e significativa. Confira abaixo:

PROJETO ELEIÇÃO CIDADÃ

OBJETIVOS:
• Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso para que possamos viver num país e num estado melhor;
• Incentivar o aluno a participar da política;
• Conhecer o significado do voto consciente;
• Pesquisar o funcionamento dos três poderes em nível federal, estadual e municipal;
• Conhecer as propostas de governo dos candidatos a governo a presidente da república;
• Respeitar as opiniões do outro;
• Estimular o exercício da cidadania


CONTEÚDO: Eleição

METODOLOGIA:

• Fazer listas dos principais problemas existentes no país e no estado;
• Leitura e discussão de textos sobre eleição de textos sobre eleição e voto consciente;
• Incentivar os alunos a assistirem horário político e anotar propostas dos candidatos;
• Aula expositiva sobre funcionamento dos 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário;
• Reunir representantes de sala de aula para organizar Eleições Simuladas;
• Escolha dos candidatos;
• Organizar composição de mesa;
• Confecção de urna;
• Orientar preenchimento de cédulas;
• Promover momentos para supostos candidatos explanarem suas propostas;
• Votação;
• Executar contagem de votos e criar gráficos;
• Organizar cerimônia de posse com faixas para presidente e governador
RECURSOS: Som, microfone, lápis, papel madeira, cartolinas, jornais, revistas,textos


DISCIPLINAS: Português, DHC, História, Arte, Geografia, História, Filosofia, Matemática

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Tatiane, Lúcia, Robson, Washington, Eneide

CRONOGRAMA:

22 e 23/09/10 – Trabalhar textos em sala de aula sobre eleições
24/09 –Escolha dos candidatos
27/09 – Discursos políticos do Presidente e Governador
28/09 – Eleição simulada na Escola

REFLITA !!!!!!

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais
e multinacionais.
Bertolt Brecht


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