CURSO: QUALIFICAÇÃO
PROFISSIONAL EM
TECNOLOGIA DIGITAL
As
Escolas de Referência em Ensino Médio: EREM Pacífico da Luz, EREM Otacílio
Nunes, EREM Jornalista João Ferreira Gomes, estão vivenciando, cada uma com
04(quatro) estudantes do 1º e 2º anos do ENSINO MÉDIO INOVADOR de uma
experiência inovadora e pioneira na regional Petrolina.
Fazendo uso das
novas tecnologias para inclusão digital e construção de novos conhecimentos, os
estudantes estão participando com total apoio da GRE-Petrolina - por meio de
tutoria presencial, do Curso: Qualificação
Profissional em Tecnologia Digital, ofertada pela Universidade Federal de
Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias
Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de
Ensino Básico/SEB em parceria com a secretaria de Educação do Estado de
Pernambuco.
Na modalidade a
distância, o Curso Qualificação
Profissional em Tecnologia Digital, contribui para inserir no contexto do
Ensino Médio Nacional, a cultura da EaD, suas linguagens, processos e métodos,
bem como favorece a inclusão da escola na sociedade em rede, potencializando a
qualificação do estudante, em tecnologia digital, e sua inserção no mercado de
trabalho.
É mais uma
oportunidade pedagógica dos estudantes fazerem uso dos Laboratórios de
Informática de suas escolas e/ou dos Tablets recentemente adquiridos.
Na organização
metodológica, como se
trata de curso a distância, a comunicação e interação dos alunos com os colegas
de turma e com o tutor à distância, assim como a realização das leituras e
atividades avaliativas serão por meio das ferramentas do ambiente virtual de
aprendizagem, o e-Proinfo, como: fórum, bate-papo, mensagem de texto e vídeo,
agenda, atividade objetiva entre outras.
A experiência
pedagógica é recente, iniciou-se no dia 28 de agosto do corrente – com
conclusão prevista para dezembro.
Estamos encerrando o primeiro módulo e
encontramos alguns desafios, tais como: a internet com baixa velocidade, os
estudantes não têm a cultura de realizar estudos à distância, a família tem
pouca ou nenhuma informação sobre educação à distância, tempo para estudoon
line no laboratório da escola.
No entanto, a
experiência em incluir pedagogicamente os estudantes para o uso das
tecnologias, está sendo extremamente positiva, Destacando-se como
potencialidades: o estabelecimento de relação com jovens na era tecnológica -
conhecendo seus anseios e expectativas pessoais e profissionais; a aquisição de conhecimento sobre Educação à Distância para
jovens estudantes e a melhor compreensão do papel do educador que atua em
Educação à Distância.
Fonte - blog GRE
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