EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PAIXÃO DE CRISTO



















































A escola Dr Pacifico da Luz, terça-feira passada, véspera da semana santa, refletiu sobre a morte e crucificação de Jesus Cristo. O momento foi vivenciado com os estudantes nos três turnos manhã, tarde, noite marcados por palestras com representantes de Igrejas Evangélicas, participação dos alunos com cantos, dramatização, orações, painéis. Não devemos esquecer que a data representa o amor de Jesus por nós, que deixou o trono da glória para vir ao nosso mundo como homem e nos mostrar o amor. Infelizmente em troca ele foi humilhado e sentiu muita dor.
Na ocasião aconteceu também estudo e reflexão a Campanha da Fraternidade 2011 com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A Criação Geme Com Dores de Parto”. Um convite à reflexão sobre a necessidade de transformar os problemas provocados por anos de uso inadequado dos recursos naturais e poluição, em esperança para um novo recomeço com mais humanidade e sustentabilidade.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
























Os alunos da 6ª Série “C” (7º Ano) turno tarde da nossa escola participaram da 1ª Feira Literária de Petrolina, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil,realizada dia 18/04 ao lado da Biblioteca Municipal Jornalista Cid Carvalho, Centro da cidade. A iniciativa foi uma idéia da União Brasileiras dos Escritores (UBE) em Petrolina.

Os nossos estudantes foram acompanhados das professoras: Elieci (Língua Portuguesa) e Rejane.

A GRE juntamente com a escola patrocinou um bônus de 5,00 para cada aluno trocar em livro.

A aluna Thaís com muito carinho e dedicação escreveu o relato, narrando os acontecimentos do evento.Confira abaixo.


RELATÓRIO

Saímos da escola Dr Pacífico da luz as 14:30, entramos no ônibus e chegamos na biblioteca Municipal Cid Carvalho antes das 15:00 ao chegar fomos para uma tenda,sentamos e o pessoal da organização nos serviu refrigerante .Depois fomos comprar um livro com um bônus que ganhamos de 5,00 poderíamos comprar qualquer livro desse valor. Quando todo mundo terminou de pegar o seu livro, veio conversar com a gente a professora de História que se chama Lúcia Luz, além de professora ela é técnica da GRE (Gerencia Regional de Educação). E depois veio a poeta que se chama Sida. Ela recitou um verso do seu filho que é deficiente. A poeta Sida ela começou a se interessar por poesia aos 10 anos de idade. Sida escreveu o livro Diálogo com as águas e Luz do Amor, esse livro ela escreveu em homenagem ao seu filho. Foi muito interessante ficarmos com ela pessoalmente. Além disso, eu tive o privilégio de ter o livro dela com o autógrafo. Assistimos também a apresentação da dança Maracatu e conhecemos Ítalo Fernandes, ele criou a poesia “Ser ou não ser vida vazia”

A feira foi em homenagem a Monteiro Lobato e ao Dia do Livro Infantil.

Essa visita Foi de suma importância para o meu desenvolvimento da leitura e da escrita, como também, pude conhecer os poetas e escritores.


LEIA PARA SER MAIS.


Thaís Geraldo S. Galdino (6ª Série “C” Tarde )

sábado, 9 de abril de 2011

TRAGÉDIA NA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO




A Aluna SARAH EVELYN BANDEIRA ASSUNÇÃO DO 2º ANO “B” DA ESCOLA DR PACIFICO DA LUZ EXPRESSA, ATRAVÉS DE TEXTO, SEU SENTIMENTO DIANTE DA TRAGÉDIA NA ESCOLA MUNICIPAL TASSO DA SILVEIRA EM REALENGO RIO DE JANEIRO.





Monstruoso e Cruel

Um lugar, onde todos podem sonhar no futuro próximo realizar ...

Um lugar onde ensinamos e aprendemos a tornar o nosso futuro melhor...

Um lugar lindo, cheio de sonhos e esperanças. Esse lugar se chama ESCOLA, um lugar tão especial, que foi feito para construir sonhos, construir futuro, um lindo jeito para educar. E ontem vários desses sonhos foram interrompidos precocemente, onde pela primeira vez no Brasil uma escola foi palco de uma verdadeira tragédia, um ato “monstruoso e Cruel”, que marcou a vida de vários brasileiros. Um jovem de apenas 24 anos, ex-aluno de uma escola municipal localizada na zona oeste da capital do Rio de Janeiro, entrou na mesma, omitindo a verdadeira intenção, afirmando que ia fazer uma palestra, ao entrar na escola foi reconhecido por uma professora, mas logo saiu, e entrou em duas salas atirando em vários alunos.( Estes acharam que eram uma brincadeira, e só caíram na real quando viram o sangue), professoras assustadas achando que seria uma invasão, fecharam as portas construindo barreiras com mesas e cadeiras, para dificultar a entrada nas salas, deram a ordem para que os alunos deitassem no chão, assim fizeram: alunos e professores em toda a escola. O sargento Alves que estava próximo ao local foi abordado por crianças feridas, correu para o local, e logo encontrou o criminoso na escada do 2° andar, atirou em sua perna impedindo que ele continuasse o massacre. O criminoso sem nenhuma dúvida tirou a própria vida com um tiro na cabeça. O crime deixou mortos e feridos. Dor, Sofrimento, angustia tristeza... O que leva um ser humano a despertar tais emoções? O que leva um ser humano a cometer tal ato de crueldade? A que ponto a humanidade chegou?... Nada justifica tamanha brutalidade contra os inocentes... Hoje meu luto é justificado! Hoje meu luto é por aquelas crianças que tiveram seus sonhos interrompidos tão cedo, criança que poderiam ter um futuro brilhante. Ontem pequenas esperança de um mundo melhor foram cruelmente assassinadas!

Por: Sarah Evelyn Bandeira Assunção, 2º ano “ B “ manhã

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA






Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física (comemorado dia 6 de abril), os alunos da 8ª série, 1º e 3º ano do Ensino Médio, do turno da tarde, da nossa escola, acompanhados de seus professores, participaram da I Caminhada organizada pelo Centro de Educação e Física com o intuito de incentivar a comunidade petrolinense na prática de esporte e atividades física para uma melhoria da qualidade de vida.


O exercício físico melhora o fluxo sanguíneo, a saúde da pele, do coração... Colocar o corpo em movimento, afasta um dos piores vilões da boa saúde: o sedentarismo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


















Numa perspectiva de caminhar de mãos dadas com a família, a escola Dr. Pacífico Rodrigues da Luz, promoveu a primeira Reunião de Pais e Mestres, no dia 29 de março de 2011. Contamos com a presença da gestora, gestora adjunta, educadoras de apoio, com um grande número de professores, psicóloga, com a participação da técnica em gestão Yêda Soares (Psicóloga/Pedagoga) com a Palestra “Filho vê, filho faz, dê o exemplo!”, e especialmente, contamos com um número representativo de pais. Destacamos a presença de todos os envolvidos no processo educacional, pelo fato de acreditarmos que a verdadeira aprendizagem se dá através da comunhão entre a escola e a família. Como também aos olhos dos pais, dos nossos alunos, essa atitude promove um maior compromisso com a escola do filho e fortalece a nossa aliança com esses pais, que são nossos principais parceiros. Muitos pontos relevantes foram abordados na reunião: o acompanhamento da família nas atividades escolares, o cumprimento de normas e regras da escola, a valorização dos recursos fornecidos pelo Governo atentando para a conscientização do custo benefício, o cuidado com o patrimônio público, a promoção de atitudes que favoreçam um melhor relacionamento entre alunos e professores, aluno-aluno, aluno e outros funcionários da escola. A partir desses aspectos ressaltados a Palestra aconteceu como uma reflexão para os pais sobre o legado que eles deixam para os filhos e que é imprescindível para formação de um indivíduo equilibrado, que compreende seus direitos e deveres e que dessa forma buscam uma sociedade mais justa e igualitária. Pois, dependendo da relação que os pais estabelecem com a unidade de ensino a família pode ser a maior aliada ou a maior adversária da escola.

Parabéns aos pais pela participação efetiva na vida escolar dos seus filhos.


Família e escola distintas em sua metodologia e complementares na tarefa de educar.

III SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR







No dia 30 de março de 2011 aconteceu na nossa Escola o III Seminário do Ensino Médio Inovador com o tema: O Ensino Médio Inovador na Escola: uma construção coletiva. O evento apresentou como acontece o programa, mostrando também a importância da construção do ensino-aprendizagem de forma integrada com todos que fazem parte da escola. As palestras foram dinâmicas, os alunos estudaram em grupo o quatro pilares da educação (Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver e Aprender a Ser). Participaram do Seminário os alunos do Ensino Médio dos turnos manhã e tarde. O resultado desse momento foi significativo e construtivo.


Confira mais informação e fotos acessando o blog do EMI . http://emipacificodaluz.blogspot.com/