quarta-feira, 18 de abril de 2012
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
Este ano, a campanha da fraternidade tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf.Eclo 38,8). O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).
A Campanha da Fraternidade 2012 ainda apresenta seis objetivos específicos:
- Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável.
- Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.
- Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe.
- Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade.
- Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento.
- Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde” (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
PAIXÃO DE CRISTO
Palestrante Selma Sobral
Na terça-feira da semana santa, no turno da tarde aconteceu um momento de reflexão sobre a morte e crucificação de Jesus Cristo. A profª Tatiana do Vale conduziu o evento. O primeiro momento a profª Tatiana e profª Audenice (Educadora de Apoio), levaram os jovens estudantes a refletirem as dez estações da via sacra trazendo questionamentos do sofrimento de Cristo com as nossas atitudes cotidianas, logo após os nossos jovens talentos fizeram momento de louvor através de belíssima canções e para abrilhantar mais ainda o momento a palestrante Selma Sobral, missionária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ministrou palestra sobre os últimos momentos de Jesus no Getsêmane. E no turno noturno Danilo Max,estudante de Teologia e Letras ministrou a palestra com o tema Celebrar a páscoa é mudar de vida.
Aquele que deseja avançar de virtude em virtude, de graça em graça, deve meditar continuamente na Paixão de Jesus... Não há prática mais proveitosa para inteira santificação da alma do que a frequente meditação nos sofrimentos de Jesus Cristo -
São Boa Ventura