EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

domingo, 25 de dezembro de 2011

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA



















































Aconteceu no dia 09/12/2011, na escola Dr. Pacífico Rodrigues da Luz “O dia da Família na Escola”. Foi momento de confraternização com a retrospectiva das atividades extraclasse vivenciadas durante o ano letivo com os projetos e programas existentes na escola. O evento foi realizado no pátio da escola, com a fala de abertura da gestora Mª Helena Alves e posterior fala da gestora adjunta: Mª do Socorro Barros. Em seguida, foi feita uma explanação do programa Mais Educação, Escola Aberta e Ensino Médio Inovador com a chamada do grupo de teatro (formado pelos alunos do EMI e Mais Educação, para apresentação do conto: Uma árvore de natal).

O segundo momento foi contemplado com uma palestra com tema: “Sua família tem fome de quê?” ministrada pela educadora de apoio Edna Lúcia Alves, relacionando o tema com o conto apresentado. O tema foi bastante provocante, conquistando a atenção e participação dos pais. Para finalizar a palestra foi aberto um convite para a formação de conselho de pais coordenadores do programa em 2012. A ação foi positiva e no final os pais abaixo relacionados se apresentaram para fazer parte do conselho de pais:

•Neide Gonçalves de Azevedo

•Cacilda de Rocha Santos Barbosa

•José Carlos Barbosa da Silva

•Jaira Barbosa da Silva

•Maria das Graças Pereira Santana

•Francisvaldo da Silva Ferreira

Dando continuação às atividades foi apresentada, através da Educadora de Apoio Audenice Cavalcanti, uma reflexão do vídeo: “Parceria Escola e Família”. E em seguida foi apresentado uma coreografia: “Fui na casa de Zé Mané.” Com o grupo de dança da escola onde encantou a todos.

A música foi o elemento “encantador” desta noite. Alunas e alunos do Ensino Médio Inovador e Mais Educação, com voz e violão deram um show de interpretação com músicas natalinas e músicas gospel. A música Happy Day (cantada em coral) levou pais, alunos e professores ao delírio. Embalados pela música a programação foi alternando canto, sorteios de cestas natalinas, brindes e lanche.

Para o encerramento todos os participantes a ficarem de pé, em semicírculo, de mãos dadas para cantar (através de vídeo) a música de padre Zezinho: Família.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PROJETO CONCIÊNCIA NEGRA - "COR DA MINHA PELE"

















































































No dia 22/11/2011 aconteceu a culminância do Projeto de Consciência Negra “Cor da Minha Pele” em que os estudantes foram envolvidos de forma dinâmica em trabalhos e oficinas sendo socializado para toda comunidade escolar através apresentações retratando a cultura afro (danças, teatro, poema, capoeira...) aconteceu também o concurso “Beleza Negra”, onde dois representantes ( feminino e masculino) de cada turma desfilaram vestidos com trajes típicos e com penteados afros e para abrilhantar ainda mais o evento contamos também,com a participação especial do grupo Maculelê da Escola Antônio Cassimiro. Foi um momento significativo com o objetivo despertar a valorização da cultura afro brasileira e sensibilizar a todos a construir uma sociedade mais justa e democrática no combate ao racismo e o preconceito.