EDUCAR É LANÇAR SEMENTE PARA O FUTURO, SEJAM BEM-VINDOS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PROGRAMA DETRAN NA ESCOLA - CONFRATERNIZAÇÃO

































O Governo do Estado através da Secretaria de Educação com parceria como o Detran-PE implantou nas escolas do estado o Programa DETRAN na Escola e a nossa foi uma das escolas a ser contemplada. O programa teve início no segundo semestre de 2010. As professoras Edinair Mauricio e Francineide Cavalcanti receberam capacitação no curso de Formação de instrutor de Trânsito Teórico-Técnico. As mesmas ministraram com dedicação e entusiasmo as atividades propostas, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, em que receberam formação teórico-técnica necessária para a 1ª habilitação, como atividade extracurricular.

O objetivo do Programa é que a formação para o trânsito seja iniciada mais cedo para esses jovens e que eles tenham acesso à obtenção da CNH a um custo menor.

No dia 23 de outubro de 2010 aconteceu a confraternização e o encerramento do curso. Participaram desse momento Geórgia Técnica da GRE e coordenadora do curso, as representantes do DETRAN e Governo do Estado, a Gestora da Escola Professora Helena, Educadora de Apoio profª Audenice, as professoras instrutoras e alunos. Os estudantes foram homenageados pelos presentes, foi também, exibido vídeo mostrando a o registro da trajetória dos discentes durante o curso.

Os concluintes receberão certificado emitido pela escola, autenticado no Detran, poderá abrir seu processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Fará apenas as aulas práticas, a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, uma vez que já freqüentou as aulas do curso teórico-técnico, no ensino médio, conforme à resolução nº 265/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mais fotos no orkut . Confira.

PARABÉNS ESTUDANTES E MUITO SUCESSO !!!!!


"Se não houverem frutos, valeu a beleza das flores, se não houverem flores, valeu a sombra das folhas, se não houverem folhas, valeu a intenção da semente." (Henfil)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO SÓCIO CULTURAL FÊNIX







































No último dia 20 de novembro (sábado), foi vivenciado a 1ª Etapa do Projeto Sócio Cultural Fênix na nossa escola. O projeto é uma iniciativa de dois amigos Edson Gama e Edwin Pimenta, jovens dinâmicos que fazem um trabalho voluntário com objetivo de dar apoio aos estudantes das escolas públicas da nossa cidade. O Projeto com o tema “Resgatando Valores Humanos contou com a participação dos alunos e com o apoio dos professores e Equipe Gestora. O evento ocorreu em forma de Gincana Cultural.
As equipes foram divididas e identificadas por cores, sendo amarela representando (FÉ), vermelho (AMOR), verde (ESPERANÇA) e Branca(PAZ). Durante as atividades foram realizadas diversas provas com a participação efetiva de todas as turmas. As equipes receberam várias tarefas desenvolvidas durante a Gincana Cultural, sem tempo para elaboração prévia. A prova de antecedência foi de solidariedade, os alimentos arrecadados foram doados a instituição Lar Feliz(atendimento ao menor). Em que estiveram presentes os representantes da mesma.
Algumas das tarefas e critérios da gincana:
 Criar um nome e um grito de guerra para sua equipe;
 Manter a escola limpa;
 Organização: disciplina, espírito esportivo, animação e criatividade;
 Montar uma apresentação teatro (Consciência Negra);
 Paródia com coreografia sobre o tema de cada equipe...
E como prova relâmpago, destacou-se a tarefa em que as equipes deveriam conseguir o maior numero de ovo de galinha em 10 minutos .
Como parte da organização foi criada uma comissão julgadora que contou com a participação dos professores. Notou-se um entusiasmo de todos que foi de suma importância, para a consolidação dessa experiência lúdica a partir da motivação dos alunos que abraçaram a idéia, construíram uma identificação e uma afinidade ímpar que seguramente contribuirá para o crescimento dos mesmos que foram os atores principais do evento.
Consideramos uma experiência válida, e foi surpreendente ver os estudantes batalhando pela sua equipe com disciplina e cordialidade, sem ocorrência de atritos entre os participantes e entre as equipes.
Por fim, destacou-se a vencedora da 1ª etapa a Equipe Amarela . Entretanto, os grandes vencedores são todos que participaram com alegria e dedicação.
Aprecie no orkut outras fotos.

Parabéns aos coordenadores Edson Gama e Edwin Pimenta pela iniciativa e ousadia, todos estão ansiosos pela segunda edição. Esperamos sempre mais…

"Não se pode falar de educação sem amor. " (Paulo Freire)

PROJETO CONSCIENCIA NEGRA
























































DANÇAS ,CONCURSO DA BELEZA NEGRA,CAPOEIRA ,POESIA,TEATRO MÚSICA...


APRECIE !

" Todo brasileiro,mesmo o alvo,de cabelo louro,traz na alma,quando não no corpo,a sombra,ou pelo menos a pinta,do indígina ou do negro..."
Gilberto Freire,Casa Grande e Senzala

PROJETO CONSCIENCIA NEGRA













































Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que se comemora no dia 20 de novembro, o dia"Dia Nacional da Consciência Negra. Diante disso, é que a Escola Dr Pacifico da Luz, vivenciou o “Projeto Consciência Negra” coordenada pela professora, da disciplina DHC, Tatiana do Vale, em que contou com o apoio e a participação dos professores do turno da tarde da escola e Equipe Gestora. O projeto teve inicio dia 16/11 e sua culminância dia 19/11, teve como objetivo, homenagear e resgatar as negras raízes do povo brasileiro Esses dias tiveram momentos dedicados para debater, refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade, através do documento “Estatuto da Igualdade Racial”. Uma série de atividades foram desenvolvidas para comemorar importante data. Aconteceu palestra com a Profª Edvania do CEFET .Os estudantes foram envolvidos de forma dinâmica em trabalhos e oficinas sendo socializado para toda comunidade escolar através apresentações retratando a cultura afro (danças,teatro,poema,capoeira ...) aconteceu também o concurso “Beleza Negra”, onde dois representantes ( feminino e masculino) de cada turma desfilaram vestidos com trajes típicos e com penteados afros. Os alunos vencedores foram: Jocylaine Mendes dos Santos 8ª “C” e Alan Costa de Andrade 5ª série.
Espera-se, portanto, que com este trabalho a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.


PARABÉNS ALUNOS PELO EMPENHO, DEDICAÇÃO NAS ATIVIDADES REALIZADAS!!!!!!!!!

Aprecie as demais fotos no Orkut da escola.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Escola em parceria com a Família

Confira a mensagem de reflexão da reunião de Pais e Mestre assistindo ao vídeo.

Reflita !!!

" É na educação dos filhos que se revelam as virtude dos pais" (Coelho Neto)

REUNIÃO DE PAIS E MESTRE POR TURMAS























A escola Dr Pacífico da Luz, no período de 25/10 a 29/10(Ensino Fundamental) e 09/11 (Ensino Médio ) realizou encontros da Gestão/Coordenação, com Pais e Mestres acontecendo por turmas, ano e turno . Com o objetivo de informar aos Pais ou Responsáveis sobre o desempenho escolar do seu filho (comportamento, assiduidade, freqüência, dificuldades, rendimento...) do III bimestre, para juntos buscar possíveis soluções para os problemas encontrados. A participação dos pais foi significativa, foi um momento de bastante reflexão e de diálogo com os professores que lecionam nas turmas, sendo também um grande momento de firmar parceria com a escola. Espera-se, portanto, no IV bimestre maior aproveitamento dos nossos discentes.


Confira 8 razões que consideramos motivadoras para todo pai participar das reuniões na nossa escola :

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

GABARITO - INSS

MINISTÉRIO DA PREVIDENCIA SOCIAL
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS
GERÊNCIA EXECUTIVA DE PETROLINA/PE
AGENCIA DA PREVIDENCIA SOCIAL DE PETROLINA


ATENÇÃO ALUNOS DOS 9º ANOS E 1º e 2º ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DR PACÍFICO DA LUZ

GABARITO

Prova de seleção de Estagiários de Nível Médio 2010

1ª Etapa de Seleção - Prova Objetiva + Redação – 04 de Novembro de 2010

QUESTÃO / RESPOSTA
1- D
2- B
3- D
4- C
5- C
6- A
7- C
8- A
9- B
10- D
11- B
12- A
13- B
14- D
15- D
16- D
17-A
18- A
19- B
20- B

Edson Luciano Engelhardt
Analista do Seguro Social